Faleceu Pedro Saraiva

Com 86 anos,  faleceu hoje, em Lisboa, Pedro Saraiva, o antigo eleito do Bloco de Esquerda  na Freguesia de S. Domingos de Benfica, lutador antifascista, exilado em França antes do 25 de Abril, sindicalista e ativista laboral, militante da UDP e membro do seu Conselho Nacional ao longo de vários anos.

Pedro Saraiva formou-se em Engenharia Químico-Industrial na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e, posteriormente, estudou na Ecole Nationale Supérieure du Pétrole et des Moteurs, em França. Trabalhou na indústria petroquímica, nas instalações de Cabo Ruivo, em Lisboa, onde a par da sua competente atividade como engenheiro especialista naquela área industrial, manteve uma empenhada ligação às lutas pelos direitos e por melhores condições laborais para todos os trabalhadores, tendo sido dirigente do Sindicato dos Químicos e membro da Comissão de Trabalhadores da Lisboagás.

Militantemente defensor de uma sociedade socialista, na UDP e no Bloco de Esquerda, Pedro Saraiva era conhecido pelo seu rigor na análise das propostas, pelo elevado sentido crítico e propositivo que nunca abdicou de exercer, e pela exigência do cumprimento das regras da democracia no funcionamento dos órgãos partidários.

O funeral de Pedro Saraiva realizar-se-á amanhã, dia 24. Partirá às 12:30 horas da Igreja dos Capuchinhos, na Av. Barjona de Freitas, em São Domingos de Benfica,  para o cemitério do Alto de São João.

Deixe um comentário