Fim da PPP no Hospital de Braga melhora resultados assistenciais

O Hospital de Braga  registou, no último quadrimestre de 2019, já com uma gestão pública, um aumento dos seus indicadores de produtividade relativamente ao período homólogo do ano anterior. O número de consultas e de cirurgias aumentou relativamente ao mesmo período do ano anterior com gestão no modelo Parceria Público-Privada (PPP).

A PPP no Hospital de Braga durou dez anos e acabou a 31 de agosto do ano passado, passando a Entidade Pública Empresarial (EPE). A gestão da José de Mello Saúde deu lugar a uma gestão pública, com um conselho de administração da responsabilidade do Ministério da Saúde.

Segundo a administração do hospital, a gestão pública “traduziu-se, entre outros, num aumento total de número de consultas, bem como de cirurgias. Verificou-se, assim, neste mesmo período, resultados positivos nestas áreas com a realização de 163.529 consultas e 10.408 cirurgias”.

Já naquele que é apelidado como “Hospital de Dia” verificou-se “uma taxa de crescimento de 20%, incluindo as sessões de radioterapia que aumentaram 25% e as sessões de oncologia médica que obtiveram um crescimento de 29%”.

“Durante este quadrimestre há um maior número de atendimentos em urgência, bem como os doentes saídos em regime de internamento corresponderam a uma taxa de crescimento total de 2%, superior ao mesmo período do ano anterior”, afirma a administração do Hospital de Braga.

Já nos meios complementares de diagnóstico e terapêutica há várias evidências que comprovam “a sua evolução positiva, nomeadamente pelo aumento da atividade assistencial em imagiologia e patologia clínica”.

Apesar do aumento da prestação assistencial verifica-se “um resultado operacional global positivo, em cerca de 200 mil euros, no que diz respeito exclusiva e unicamente à atividade do Hospital enquanto Entidade Pública Empresarial, no período em análise”.

Estes resultados demonstram que a gestão pública potenciou a capacidade de resposta às necessidades dos utentes do SNS, confirmando a defesa que o BE sempre fez do fim da PPP do Hospital de Braga.

Deixe um comentário