Áreas rurais exigem transportes públicos

Por uma nova política de transportes em Salvaterra de Magos

O actual serviço de transportes em Salvaterra é responsável pela cada vez maior degradação do modo de vida dos salvaterrenses e pelo isolamento do concelho que apesar de situado a apenas 50 km de Lisboa sofre de cada vez maior interioridade e dificuldades de desenvolvimento económico e social.

Verifica-se assim:

– Insuficiente cobertura intraurbana e no interior das freguesias

– Péssimo estado de conservação dos autocarros e lugares em pé em autocarros que realmente são interurbanos

– Serviço deficiente do transporte escolar

– Ausência dum serviço de carreiras expresso entre Salvaterra , Lisboa e Santarém.

– Ausência duma central de camionagem aberta durante todo o período de funcionamento das carreiras com atendimento ao público, wc e bar.

Este péssimo serviço de transportes no nosso concelho é descrito pormenorizadamente para cada um destes aspectos:

  1. Insuficiente cobertura intraurbana e no interior das freguesias

O interior das freguesias não é coberto de forma minimamente aceitável pelos circuitos da concessionária.

De acordo com o decreto nº 52/2005 este serviço público de transportes deveria cumprir os critérios de serviço nele definidos, nomeadamente:

– Todos os locais com população residente superior a 40 habitantes, de acordo com os dados do mais recente Censo disponível, devem ter acesso a serviço público de transporte de passageiros flexível ou, quando a procura o justifique, a serviço público de transporte de passageiros regular, que assegure a sua conexão, direta ou através de transbordos, à sede de município respetivo e aos principais equipamentos e serviços públicos de referência de nível municipal;

– Os horários praticados devem ser ajustados às necessidades da população e ao período de funcionamento dos equipamentos e serviços públicos, comércio e emprego;

– Ligações entre um local e a respetiva sede de concelho, no mínimo em três dias da semana, que assegurem, pelo menos, uma circulação no sentido local – sede de concelho, no período da manhã e uma circulação no sentido sede de concelho – local, no período da tarde;

– Ligações entre sedes de concelho, que assegurem, pelo menos, uma circulação em cada sentido durante o período da manhã e uma circulação em cada sentido durante o período de tarde.

Em Salvaterra de Magos há áreas imensas que não são servidas por qualquer transporte público, condenando assim milhares de pessoas a uma exclusão social cada vez maior à medida que a sua idade aumenta.

  1. Péssimo estado de conservação dos autocarros e lugares em pé em autocarros que realmente são interurbanos

Os autocarros em serviço além da sua cada vez maior obsolescência  esta é agravada por não existe uma política de manutenção preventiva dos autocarros. As reparações mesmo  dos próprios sistemas de segurança são efectuadas apenas após as avarias serem detectadas.

Compreende-se bem que nas obrigações contratuais da concessionária deveria ser estabelecido um plano de revisões e de manutenção preventiva obrigatório e a a quilometragem máxima dos autocarros deveria ser definida de forma taxativa..

Deveria ser obrigatória a existência de cintos de segurança em todos os autocarros das carreiras intermunicipais.

Os autocarros da Ribatejana são realmente intermunicipais, não havendo carreiras urbanas abrangidas pelo seu serviço. Assim, em todos estes autocarros deveria ser proibida a existência de lugares em pé sem o mínimo de condições de segurança nos trajectos interurbanos com elevadas velocidades de circulação.

  1. Serviço deficiente do transporte escolar

Os autocarros da Ribatejana não cumprem os requisitos do transporte escolar, não têm um vigilante por autocarro, não têm cintos de segurança e não são de serviço exclusivo para as escolas.

  1. Carreiras expresso entre Salvaterra , Lisboa e Santarém. Actualmente há apenas uma carreira de manhã e uma outra ao final da tarde.

O futuro dos transportes entre Salvaterra de Magos, Lisboa e Santarém não pode ficar amarrado aos péssimos horários actualmente existentes, baseados em carreiras extremamente lentas e com horários de cumprimento caótico.

A única forma de  garantir  ao concelho de Salvaterra o desenvolvimento económico e permitir a fixação das camadas mais jovens é através de ligações rápidas e baratas para os grandes centros urbanos de Lisboa e Santarém. Assim será possível o fácil acesso às universidades, aos hospitais centrais, às actividades culturais, aos tribunais, etc., minimi­zando assim o afastamento e o isolamento do concelho e permitindo a fixação de trabalhadores qualificados e, em consequência, de novas actividades empresariais.

      5. Ausência duma central de camionagem aberta durante todo o período de funcionamento das carreiras com atendimento ao público, wc e bar.

Os utentes dos transportes de Salvaterra merecem uma maior atenção por parte da autarquia.

O horário de abertura da Central da Ribatejana  não coincide com os horários das carreiras, devia permitir abrigar os utentes antes e após as carreiras constituindo assim um abrigo eficiente contra as intempéries e os excessos de calor ou de frio, e ter serviços de apoio aos cidadãos, nomeadamente informações e reclamações, wc, bar e serviço de comunicações (wi-fi).

Tudo isto está ausente das preocupações da autarquia que provavelmente pensa tratar-se de luxos escusados para a população que tem de utilizar os transportes públicos.

Deixe um comentário