Obra de José Afonso é de “interesse nacional”

A Associação José Afonso (AJA) lançou uma petição dirigida ao Governo, através da Ministra da Cultura, requerendo “a classificação da obra de José Afonso como de interesse nacional, com vista à sua proteção”, designadamente, “a uma especial tutela do Estado”.

Nos considerandos da petição, a AJA recorda que a obra de José Afonso é referência maior da cultura musical portuguesa” e constitui “património de inestimável e de inexcedível grandeza, integrando o que de mais valioso se contém na música portuguesa do séc. xx”

A obra do Zeca “Integra a mais vivida memória do nosso passado em ditadura e do nosso renascimento em abril na construção de democracia”.

Não obstante a indesmentível importância desta obra, “encontram-se indisponíveis para aquisição 11 (onze) álbuns, integrando a maioria da obra de José Afonso, face à suposta dissipação de todo o património da Movieplay, perante a insolvência, encontrando-se apenas existentes no mercado discográfico 3 álbuns”.

Ora, sublinha a AJA, nos termos da Lei,” integram o património cultural todos os bens que sendo testemunhos com valor de civilização ou de cultura, portadores de interesse cultural relevante, devam ser objeto de especial proteção e valorização”.

Entre estes bens está a obra do Zeca que reflete “valores de memória, autenticidade, originalidade e singularidade, entre outros atributos. Tudo razões pelas quais e segundo a Lei o Estado deverá assegurar a transmissão “de uma herança nacional cuja continuidade e enriquecimento unirá as gerações num percurso civilizacional”

Deixe um comentário