O dilema facebook

No 15º aniversário do Facebook é importante refletir sobre esta nova ferramenta social e as transformações que trouxe à comunicação e comunidades. Com mais de 2,5 mil milhões de utilizadores, o FB é das maiores empresas do mundo, dos maiores recursos comerciais e dos mais influentes instrumentos políticos.

The facebook dilemma”, matéria levada ao ar pelo canal norte americano PBS no programa Frontline, apresenta-nos o caminho feito pela empresa e o seu crescimento através do algoritmo.

Como este transformou o FB, como criou o anúncio direcionado, como transformou o mundo político e os novos perigos e desafios que traz consigo. Falta de proteção de dados, Fake News, censura, direcionamento social, ausência de legislação; são alguns das situações identificadas em “The Facebook dilemma”. O que se apresentava como um instrumento de libertação, revela-se um de opressão sem precedência no alcance.

A reflexão sobre esta e outras redes sociais, Invertem o paradigma proposto, afinal o dilema é das comunidades e das populações de como devem ser usadas e enquadradas socialmente estas novas ferramentas.

Deixe um comentário