O Bloco elege quatro vereadores nas recentes autárquicas, em Almada, Lisboa, Porto, onde elege pela primeira vez, e em Salvaterra de Magos, onde obtém o melhor resultado a nível nacional,13,14% para a Câmara Municipal.
A eleição destes vereadores ganha maior relevo no contexto de umas autárquicas onde o recuo eleitoral do Bloco levou à perda de um número significativo de autarcas. A presença bloquista no poder local continua com a eleição de 94 deputados municipais e 162 membros de assembleias de freguesia.
Em declarações para o Esquerda.net, Luís Gomes refere que embora “tenhamos tido uma redução de número de votos nestas eleições autárquicas, houve um reforço de eleitos, reafirmando o Bloco de Esquerda como a única força política da oposição representada em todos os órgãos autárquicos do concelho”, tendo aumentado o número de eleitos nas freguesias no concelho de Salvaterra de Magos.
Este resultado, que é uma referência nacional para o Bloco, só foi possível pelo enraizamento conseguido ao longo dos últimos anos naquele município, com uma grande valorização da intervenção local.
“Assumiremos com toda a nossa força e convicção, o nosso papel de principal força política da oposição no concelho, sempre ao lado da população e valorizando as pessoas”, afirma a concluir Luís Gomes.