Governo aprova coimas até 44 mil euros para plantações ilegais de eucalipto

A compra de plantas de eucalipto vai passar a exigir uma autorização prévia e os proprietários de plantações ilegais serão multados com coimas entre os 3.700 euros e os 44 mil euros, anunciou hoje o ministro da Agricultura.

A decisão foi tomada hoje durante a reunião de Conselhos de Ministros, na Tapada de Mafra, e foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que afirmou que passa a ser “obrigatório a quem compra plantas de eucalipto a um viveirista ter uma autorização prévia”.

Quem não cumprir com a nova regra e decidir avançar para plantações ilegais de eucaliptos será penalizado: “Estão previstas coimas no máximo de 3.700 euros para os cidadãos e de 44 mil para as entidades coletivas”, explicou Capoulas Santos.

Segundo o ministro, os donos das plantações serão notificação para acabar com as plantações e, “se, ao fim de seis meses não retirarem as plantações, a coima duplicará”. Depois, a coima aumenta dia-a-dia.

Todavia, a notícia da Lusa que dá conta das decisões do Conselho de Ministros não faz qualquer referência à recomendação recentemente aprovada na Assembleia da República, por iniciativa do Bloco de Esquerda.

Nessa resolução tinha-se em conta a situação criada com a regeneração natural de eucaliptos que está a proliferar intensamente, em largas áreas ardidas em 2017, no centro do país.

Ora, tratando-se de pequenos e pequeníssimos proprietários, já com um significativo prejuízo nos incêndios de 2017 e sem recursos financeiros para mais essa dispendiosa operação, recomenda-se aí que o Estado apoie técnica e financeiramente essa operação, sem grandes burocracias.

Notícia com Lusa

Foto: byb64 on visualhunt

 

Deixe um comentário