Eleições na Irlanda: resultado histórico do Sinn Féin leva Mary Lou McDonald a defender acordo à esquerda para formar governo

As projeções das eleições irlandesas realizadas no passado sábado indicam um forte crescimento do Sinn Féin, o partido de esquerda do histórico Gerry Adams. Os dados conhecidos até agora colocam o Sinn Féin, atualmente liderado por Mary Lou McDonald (na foto), a par dos outros dois maiores partidos – o Fine Gael (democrata cristão), de Leo Varadkar, e o Fianna Fáil (liberal), de Micheál Martin.

A imprensa irlandesa prevê que o Sinn Féin possa ganhar pelo menos mais 10 mandatos no parlamento irlandês, com cerca de 22% dos votos. Enquanto a contagem continua nos 39 distritos eleitorais, a líder do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, anunciou que entrou em contato com os Verdes, Social Democratas e People Before Profit, mas que ainda irá falar com outros, para preparar uma aliança que lhe permita apresentar uma alternativa de formação de governo.

Mary Lou McDonald quer explorar a possibilidade de formação de governo e afirmou que “Também sempre disse que vou falar e ouvir toda a gente, acho que é isso que os adultos fazem e é o que a democracia exige” e adiantou que não ficou chocada com a onda de apoio sentida em todo o país.

“Esta eleição foi toda sobre mudança. O Sinn Féin foi até ao povo que, em grande número, entendeu que somos a alternativa, somos o veículo da mudança”, referiu Mary Lou McDonald que coloca como uma das prioridades acabar com a crise da habitação e enfrentar a degradação do sistema de saúde. Apesar da recuperação económica, a crise social é acentuada, tendo o Fine Gael mantido políticas de austeridade ao longo dos últimos quatro anos.

Nas anteriores eleições legislativas, em 2016, o Sinn Féin alcançou 13,8% dos votos e obteve 22 mandatos. O Fine Gael foi então o mais votado com 25,5% e 47 mandatos. O Fianna Fáil conseguiu 24,3% e 45 mandatos.

A restante composição do parlamento, a Dáil Éireann, ficou, em 2016, da seguinte forma: Labour 7; Solidarity People Before Profit 6; Independent Alliance 4; Partido Verde 3; Social Democratas 2; I4C 1; Aontú 1 e Independentes 18.

Na previsão da sondagem à boca das urnas nestas eleições de sábado, o Fine Gael, atualmente no governo, teve 22,4%, o Sinn Féin 22,3% e o Fianna Fáil 22,2%, considerando-se existir um empate técnico. Os resultados definitivos só deverão ser conhecidos na segunda feira.

Deixe um comentário