Doc “O que vai acontecer aqui?” expõe a crise habitacional e as lutas contra os despejos, a gentrificação e a financeirização da habitação

Estreado no Festival HabitAcção, em Setembro último, o documentário O que vai acontecer aqui?, de quase hora e meia, produzido pelo coletivo Left Hand Rotation em conjunto com as associações portuguesas Habita! e Stop Despejos!, debruça-se sobre a crise habitacional com expressão particularmente grave nos maiores centros urbanos portugueses. O documentário aproveita uma frase interrogativa utilizada pela propaganda da Câmara Municipal de Lisboa – “o que vai acontecer aqui?” –  para abrir o vídeo sobre o drama que se está a abater sobre os moradores confrontados com despejos, expulsão para as periferias, aumentos especulativos de rendas e impossibilidade de acesso ao direito à habitação.

O objetivo do coletivo é “fomentar a cultura de resistência, atraindo e motivando pessoas para a luta”.  Em Portugal lutam contra os despejos, a gentrificação, o turismo excessivo, através da realização de documentários e a colaboração com associações ligadas ao movimento pelo direito à habitação. Outros documentários sobre a descaracterização de Alfama, as Ilhas do Porto, a luta das famílias do prédio Santos Lima contra o bullying da especulação imobiliária,  a luta dos moradores da Rua dos Lagares, já foram realizados pelo coletivo.

Em Lisboa, também no Porto e noutros centros urbanos, “há muitos fundos imobiliários a adquirir propriedades e a tratar a habitação como um ativo financeiro — o que tem um impacto muito forte sobre a capacidade que as pessoas vão ter em aceder a uma habitação”, explica o coletivo. E estão “no centro, na periferia, na área metropolitana completa”, conforme é referido num recente artigo da jornalista Mariana Durães na revista P3.

No documentário assiste-se ao combate dos vários movimentos sociais que defendem o direito à habitação, “num momento de intensificação das lutas pelo espaço urbano provocada pela expansão do capitalismo financeiro, que concentra riqueza nas mãos de uns poucos e aumenta a desigualdade social”.

Aqui está o trailer de O que vai acontecer aqui? (versão integral: O que vai acontecer aqui?)

 

Deixe um comentário