‘Dedicado a Ti’ – livro sobre a vida de Paulo Martins apresentado no Funchal

O livro ‘Dedicado a Ti’, apresentado na passada quinta-feira no Funchal, revela um lado mais privado do histórico dirigente e deputado da UDP e do Bloco de Esquerda na  Assembleia Legislativa Regional da Madeira desde 1976 até 2008. A apresentação coube às autoras, a filha, Joana Martins, e a companheira, Guida Vieira, e contou também com o deputado regional Paulo Cafôfo e com o jornalista Nicolaz Fernandez.

Guida Vieira, Paulo Cafôfo, Joana Martins e Nicolaz Fernandez na apresentação de ‘Dedicado a Ti”

Paulo Martins foi deputado regional eleito pela UDP até 2004 e pelo BE até 2008. Cumpriu os últimos mandatos com períodos de suspensão para permitir a entrada, em rotatividade, de outros deputados pela mesma lista:  Guida Vieira, Roberto Almada e Violante Saramago Matos. Jorge Sampaio atribui-lhe a Ordem da Liberdade em 2003.

Paulo Martins esteve na fundação da União do Povo da Madeira (UPM), constituída em Junho de 1974 com base no núcleo do jornal Comércio do Funchal e de elementos do Centro de Cultura Operária.  Paulo Martins foi candidato à Assembleia Constituinte em 1975, pela Frente Eleitoral Comunista (FEC-ML). Estes dois movimentos deram origem à UDP na Madeira.

Num quadro político regional de extrema dificuldade, a UDP/Madeira liderada por Paulo Martins foi a grande referência da esquerda no território, sendo conhecida a nível nacional a dureza dos embates com o PSD/M e o grande esforço para que a unidade da oposição criasse uma alternativa ao regime jardinista. Falecido com 61 anos, em 2014, a memória de Paulo Martins permanece como um dos mais marcantes e prestigiados dirigentes políticos da Madeira.

Roberto Almada e Mário Tomé na plateia da apresentação do livro dedicado a Paulo Martins

Joana Martins escreveu sobre o outro lado de Paulo Martins, “enquanto pai, enquanto ser humano extraordinário que era e não o lado público, já conhecido de toda a gente”. “Eu falo da minha relação com o meu pai, que era muito próxima”, adiantou, minutos antes, à comunicação social, relatando alguns episódios que lhe são muito especiais.

De igual forma, Guida Vieira abre o coração neste livro, contando que este inclui uma conversa que imaginou ter com o marido, falecido em 2014, “a dizer a falta que ele me fazia, nas pequenas e nas grandes coisas”. “O livro também contém uma síntese do último ano da vida dele, para mostrar como foi o seu último ano de vida e de sofrimento. Nós as duas – Guida e Joana – estávamos com ele, agarrando-lhe nas mãos até ele dar o último suspiro”, recordou, com comoção. Mas ‘Dedicado a Ti’ também revela outros aspetos inéditos da vida política de Paulo Martins.

Joana Martins e Guida Vieira com Mário Tomé

Mário Tomé, que foi secretário-geral da UDP e, nas recentes Legislativas, mandatário nacional do Bloco de Esquerda, esteve presente na apresentação do livro ‘Dedicado a Ti’.

 

 

Imagem: guida Vieira, Paulo Cafôfo, Joana Martins e Nicolaz Fernandez

Deixe um comentário