Convergência promove debate sobre o Trabalho no pós covid19

O espaço de debate bloquista Convergência promove um importante debate online sobre “O futuro do trabalho pós-crise covid19” sobre questões diretamente relacionadas com as relações laborais, mas que são de toda a sociedade e que tardam, por vezes, em serem assumidas como centrais na agenda política.  O acesso ao debate pode ser realizado através da página do Facebook Convergência ou diretamente na plataforma Zoom.

A crise pandémica expôs aquilo que o mundo do trabalho sentia há muito. A precariedade constitui um instrumento central da estratégia dominante de desvalorização do trabalho, com o consequente aumento da desigualdade salarial e o aprofundamento do desequilíbrio na distribuição de rendimentos (segundo a OIT, verifica-se uma queda do peso dos rendimentos do trabalho no PIB que, em Portugal, passou  60% para 52% entre 2013 e 2015).

Teletrabalho, transição digital, uberização e trabalho informal saltaram para o quotidiano por  força das circunstâncias e passaram a ficar percetíveis para mais largos setores da opinião pública como conceitos e práticas nas relações laborais utilizadas para incrementar a precariedade e a desregulação. A evidência da(s) desigualdade(s) como elemento crucial na transmissão da pandemia,  coloca no centro da discussão as formas de combate  ao agravamento da desvalorização do trabalho.  Colocar em causa a legislação antilaboral e promover a negociação coletiva como fator de valorização dos salários e de melhoria das condições e direitos do trabalho, têm de ganhar pela mobilização da cidadania a centralidade que os processos negociais nas instituições persistem em negar.

O que está em jogo é demasiadamente importante para que o debate fique confinado nas instituições. O debate de hoje é aberto a quem queira participar e tem a vantagem de permitir uma visão internacional do que se está a passar e de como é possível articular respostas nesta situação de crise. A não perder!

 

Deixe um comentário