BICA é a rede de projetos agro-ecológicos lançada pela Quercus

BICA é designação dada pela Quercus Aveiro a uma rede de projetos com uma organização simplificada e horizontal, recentemente criada, e que constitui um agrupamento informal e de participação livre para juntar projetos individuais e projetos associativos, nos quais exista uma forte vertente de aliar a defesa do ambiente ao desenvolvimento local, sejam eles projetos práticos, sejam de mobilização e de divulgação de práticas nesse âmbito.

Segundo a nota da Direção Regional de Aveiro da Quercus que divulga a iniciativa, a  designação da rede destina-se a “homenagear Carmo Bica (1963-2020), uma das vozes que mais se bateram ao longo das últimas décadas pelo combate ao abandono do interior e pelo mundo rural. Conhecida pela sua combatividade, mas também por uma inesgotável energia e capacidade de trabalho, Carmo Bica deixou-nos um legado importante nas lutas ambientais e sociais.”

A rede conta já com diversas organizações e iniciativas regionais distribuídas pelo distrito de norte a sul, mas também do interior ao litoral, nomeadamente o “Aidos da Vila”, o “Cabeço Santo”, a “Quinta das Tílias”, o “Movimento Gaio”, a “Eco Quinta Villa Maria” e o “Bosque da Ramalheira”, bem como diversos particulares que dinamizam iniciativas de promoção da floresta autóctone e da agricultura biológica.

A rede BICA está nas redes sociais em: https://www.facebook.com/rededeprojetosagroecologicos

1 comentário em “BICA é a rede de projetos agro-ecológicos lançada pela Quercus”

  1. É sempre tempo para ter boas ideias (e esta é uma iniciativa feliz), ou mesmo para corrigir atitudes ou opiniões erradas como a Quercus fez no caso do aeroporto do Montijo. Mas mais vale tarde que nunca.

Deixe um comentário