António Ricardo convidado a apresentar livro “Puta de Vida” em S. Paulo

António Ricardo, colaborador do “Via Esquerda” e ativista pelo Direito à Habitação, lançou este ano o livro “Puta de Vida”, edições Vieira da Silva, uma crónica romanceada onde são retratados os quotidianos, as ansiedades e as lutas das famílias que, pressionadas pelo êxodo rural dos anos 60 migram para as periferias metropolitanas, só conseguem encontrar morada nos bairros degradados e autoconstruídos, mas ambicionam alcançar o direito a ter uma casa digna, no lugar e com os laços comunitários que as suas vidas difíceis geraram.

O livro, feito de vidas concretas e de uma extraordinária sensibilidade social do autor, é já um êxito editorial, com a 2ª edição a caminho, e várias apresentações já realizadas e programadas por todo o país. No próximo fim de semana de 3/4/5 de junho, António Ricardo estará na Feira do Livro do Funchal.

António Ricardo acaba de ser convidado para apresentar o seu livro em S. Paulo, no Brasil, no próximo dia 26 de junho, que será rodeada de um vasto calendário de eventos sociais. A apresentação pública é promovida pela professora e urbanista Carmen Silva, fundadora do Movimento Sem-Teto do Centro – MSTC, São Paulo, que coordena.

A expressão idiomática popular “puta de vida!” é recuperada por António Ricardo para título do seu livro como forma de provocar a ideia de que a vida das pessoas pobres, das que lutam uma vida inteira para enfrentar as muitas contrariedades, discriminações e desigualdades extremas que a sociedade capitalista lhes impõe, é uma vida sofrida, mas também a expressão de uma revolta que pode ser transformada em construtora de solidariedades e de um novo destino.

 

Deixe um comentário