Ameaça volta à Serra de Monchique

Populares residentes na serra de Monchique afirmam que, nalgumas zonas, já haverá copas das árvores a tocar nos cabos de alta tensão da EDP. Este facto poderá vir a originar descargas elétricas e a deflagração de novos incêndios. As elevadas temperaturas e a redução de humidade agravam a ameaça.

A denúncia de que o risco se repete ocorreu durante uma sessão promovida pelo Bloco de Esquerda, em Alferce, no concelho de Monchique, para debater o que fazer depois dos fogos florestais do ano passado. Na iniciativa participaram os deputados BE João Vasconcelos eleito pelo Algarve, Carlos Matias, da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, e Carmo Bica, Engenheira Agrónoma e membro do Grupo de Trabalho do BE para a Agricultura.

Segundo o Relatório do Observatório Técnico Independente (OTI) criado pela a Assembleia da República, num documento recentemente publicado os indícios apontam para que o grande incêndio de Monchique, no ano passado, tenha sido originado por contactos entre as copas de eucaliptos e cabos de alta tensão. No entanto, estranhamente e passados nove meses, as investigações da GNR ainda só apontam para “causas desconhecidas” …

Os eucaliptos são uma espécie de crescimento muito acelerado e que rapidamente poderão atingir os cabos de alta tensão, se não estiverem bem limpas as faixas de gestão de combustível, ao longo dos traçados.  Nestas circunstâncias, exige-se limpeza regular das faixas e uma fiscalização apertada, o que, segundo os técnicos do OTI, não terá acontecido em Monchique, no ano passado.

 

Foto: Região Sul

 

Deixe um comentário