Agricultores indianos vencem luta com mais de um ano

Milhares de agricultores indianos regressaram este fim de semana às suas terras, em festa (na foto), depois de obrigarem o governo a anular três decretos legislativos que liberalizavam o mercado agrícola e os deixava mais desprotegidos.

As associações de produtores dizem que as medidas governamentais permitiriam aos compradores privados ditar os preços, originando a fome em milhões de famílias. Recorde-se que quase metade da população indiana de 1300 milhões de pessoas vive da agricultura.

Durante mais de um ano, milhares de agricultores mantiveram-se concentrados nos arredores da capital Nova Deli e, aí, enfrentaram a repressão, a fome, vagas de frio e de calor, e a COVID. Dezenas de pessoas morreram durante esta luta prolongada.

Ao fim de um ano, o governo foi obrigado a revogar as leis. Inclusivamente, o primeiro-ministro Modi pediu desculpas.

Este fim de semana foi de regresso a casa. Porém, a meio de janeiro os sindicatos de agricultores já avisaram que irão fazer um balanço. “Se o Governo não cumprir as suas promessas, poderemos retomar os protestos”, disse o dirigente Gurnam Singh Charuni à BBC. Uma das exigências é a de pagamento de indemnizações às famílias das vítimas mortais, durante a luta.

Deixe um comentário