Foi apresentado na Livraria “Ler Devagar”, em Lisboa, o livro “Estudo Macro Económico e Ordenamentos Espaciais / Sub-Regional, Regional e Supranacional”, de Ernesto Figueiredo, professor da Universidade do Minho.
A apresentação realizou-se com a presença do autor e de Carlos Matias, autarca e deputado na anterior legislatura, com assento na Comissão Parlamentar do Ordenamento do Território e da Descentralização. Via Esquerda publica esta intervenção na coluna de opinião do site.
Seguiu-se um debate sobre a urgência de um processo de regionalização em Portugal que conduza a regiões com autonomia de decisão e meios para promover o adequado desenvolvimento. Debateram-se as assimetrias entre litoral e interior e foram referidos os resultados de um inquérito aos autarcas sobre a regionalização e as competências das autarquias. De acordo com este inquérito realizado pelo IPPS-ISCTE, 84% dos presidentes de câmara consideram que as regiões administrativas devem ter órgãos próprios eleitos diretamente e 77% consideram que as regiões administrativas devem ser criadas a curto prazo.
Um dos presentes neste debate propôs que se desencadeasse um processo de recolha de assinaturas para uma petição a exigir um referendo sobre esta matéria.
O lançamento deste livro do professor Ernesto Figueiredo foi uma iniciativa da Associação Glocaldecide.
Na foto, da esquerda para a direita: Carlos Matias, Carmo Bica (Glocaldecide) e Ernesto Figueiredo