A dívida tem de ser renegociada, defende “Via Esquerda”

II Encontro Nacional do Via Esquerda/ Espaço eco socialista decorreu em Vila Nova da Barquinha.

Ouviram-se dezenas de intervenções  ligadas aos problemas concretos da vida em cada território. Autarcas, activistas sociais, nomeadamente feministas e ambientalistas e sindicalistas contribuíram para o documento político que saiu deste Encontro. Aí, são apresentadas propostas concretas para o Bloco responder aos desafios eleitorais que se avizinham, europeias e legislativas. Os temas centrais são reestruturação da dívida, legislação laboral e transição energética.

Estes temas ilustram a predação capitalista de recursos naturais e do trabalho e a urgência de pôr fim aos sistema capitalista como condição essencial à preservação da vida no nosso planeta tal como a conhecemos.

No encerramento, foram aprofundados estes assuntos e ainda propostas concretas sobre a Europa. Passam por colocar como principal objetivo macroeconómico a renegociação da dívida, pela introdução de elementos de soberania para defender o país da crise europeia, como a recusa da ingerência do BCE, autonomia da definição do Orçamento de Estado, do investimento público e a possibilidade de controlo público de setores estratégicos, como a transição energética e a descarbonização da economia.

Deixe um comentário