Taxar os podres de ricos

O novo governo de coligação entre o PSOE e a esquerda espanhola acaba de anunciar a criação de novos impostos sobre os serviços digitais e as transacções financeiras, conhecidas como a taxa Google e a taxa Tobin. Um passo na direcção certa.

Por cá, o bloco central de interesses recusou: PSD, CDS e PS votaram contra uma proposta similar do Bloco de Esquerda de taxar em apenas 3% o volume de negócios de gigantes digitais como a Google e a Facebook em Portugal, em Março do ano passado. Já agora, uma proposta parecida acabou por ser chumbada numa reunião de ministros das Finanças da União Europeia.

Quando ouvir o bloco central de interesses dizer que não há dinheiro para os professores, para os médicos, para os enfermeiros, para os motoristas de matérias perigosas, para os estivadores, para os polícias (alô Chega do racista Ventura, o vosso dinheiro tem cor? propõem disto?), para as reformas, para arranjar as escolas, para termos hospitais dignos do nosso digníssimo SNS, estradas em condições, transportes públicos que sirvam as populações, em suma, para pagar a quem trabalha e para termos um país decente, é MENTIRA. Há alternativas.

Mais uma vez, nem todos são iguais. Julgue pelas propostas. Julgue pelos actos. Julgue por si mesmo.

Imagem: Victor Pinto

Deixe um comentário