Situação de muitos produtores de tomate do Ribatejo é catastrófica, diz Bloco

tomates 1

A distrital de Santarém do Bloco de Esquerda refere que “as fortes chuvas provocaram enormes perdas de produção, na ordem dos 30 a 40%” e “ reclama do governo subsídios e uma linha de crédito sem juros que permita recuperar investimentos feitos e capacidade produtiva”.

Bloco alerta muitos produtores de tomate pensam abandonar a atividade, uma vez que “a limitada capacidade financeira já não deixa margem para a manutenção da atividade e para novos investimentos” .

Em nota de imprensa, a coordenadora distrital de Santarém do Bloco de Esquerda alerta também que “globalmente os prejuízos ascenderão a mais de 30 milhões de euros” e que muitos produtores de tomate pensam abandonar a atividade, uma vez que “a limitada capacidade financeira já não deixa margem para a manutenção da atividade e para novos investimentos”.

A nota denuncia que “de tão caros, os seguros são praticamente incomportáveis para a maioria” e aponta que “os agricultores estão indefesos perante a ruína da produção”.

O documento salienta que “a catástrofe tem um impacto na indústria agro-alimentar e numa multiplicidade de pequenos negócios que vivem da fileira do tomate”, para além dos prejuízos diretos no rendimento de muitas famílias.

A distrital de Santarém do Bloco acusa o governo de irresponsabilidade face à situação, criticando o executivo por responder apenas com “palavreado de ‘conforto e ânimo’” aos pedidos de socorro dos agricultores e das suas organizações.

Na nota, o Bloco de Esquerda “manifesta a sua inteira solidariedade para com os produtores de tomate” e “reclama do governo subsídios e uma linha de crédito sem juros que permita recuperar investimentos feitos e capacidade produtiva”.

Via Esquerda Via Esquerda

Via Esquerda

Via Esquerda é um órgão de informação digital do Bloco de Esquerda do Entroncamento, cujo objetivo é abordar a actualidade noticiosa local e nacional com interesse para a população do concelho.

Artigos relacionados

*

*

Top