Estúdio 121 vai passar a chamar-se “Auditório Municipal”

Cinema 121 1 640x360

O antigo Cinema 121, passará a chamar-se “Auditório Municipal”, sendo a Câmara a nova detentora do espaço.
Para trás ficaram algumas ideias de nomes de personalidades para o auditório. Nenhuma pareceu à Câmara suficientemente relevante ou ligada ao concelho para que se justiçasse a sua atribuição ao antigo “121”. Optou-se, então, por possibilitar que, no futuro, venha a ser atribuído o nome de alguém merecedor da distinção.
A próxima entrada ao serviço do “Auditório Municipal”, sendo positiva, não resolve o problema de fundo: a ausência de uma grande sala, como o Cine-Teatro S. João, capaz de acolher grandes espectáculos, num leque de artes mais alargado. O S. João está há vários anos fechado, a necessitar de obras.
Este ponto lamentável a que se chegou, único numa grande urbe do distrito de Santarém, resulta do facto de o PSD, em maioria na Câmara, nunca ter considerado prioritária a recuperação do Cine-Teatro S. João. As prioridades do PSD sempre foram outras, como a regeneração urbana, o Parque do Bonito, infraestruras desportivas, etc; ficando sempre a cultura como o “parente pobre” dos orçamentos municipais.
Trata-se de uma visão muito curta e distorcida do desenvolvimento de uma cidade. A cultura é um investimento estratégico que não pode ser subalternizado.
Acreditamos que, para além do novo Auditório Municipal, o S. João faz muita falta à cidade. Tem mesmo que ser recuperado, dotando-o de novos espaços, tornando-o apto a receber novas valências e novos consumos culturais.
Os autarcas do Bloco de Esquerda irão trabalhar para isso.

João Vieira João Vieira

Artigos relacionados

*

*

Top