Comboio Presidencial já circula

???????????????????????????????

Depois de inaugurado nesta quinta-feira em Santa Apolónia, o antigo comboio presidencial já pode circular na rede ferroviária. Trata-se de uma composição que funcionou até aos anos 70 do século passado, para transporte dos presidentes da República e outras entidades oficiais.

Américo Tomás, o último presidente do regime fascista, anterior a 25 de Abril, terá sido um dos últimos utilizadores do comboio.

A composição, com várias carruagens – algumas datadas do final do século XIX, então como “trem real” – é de elevada valia patrimonial e histórica. O restauro começou há mais de 2 anos e exigiu uma cuidada investigação histórica. Depois de profunda e minuciosamente recuperado, nas oficinas da EMEF em Contumil, integra agora o acervo do Museu Nacional Ferroviário.

Futuramente, o comboio estará exposto numa das naves do museu, ainda em obras de recuperação. No entanto, pontualmente, a composição poderá ser alugada para viagens de grupos e dessa forma proporcionar algumas receitas adicionais ao Museu.

Na viagem inaugural, a partir de Lisboa, o comboio trouxe até à nossa cidade uma comitiva integrando administradores de empresas ferroviárias, como a Refer e a CP, da Fundação Museu Nacional Ferroviário e autarcas da nossa cidade. Em Lisboa, a inauguração formal foi feita pelo Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

Carlos Matias, vereador do Bloco de Esquerda, também participou nas iniciativas associadas a esta inauguração. O Bloco valoriza positivamente o enriquecimento patrimonial do Museu Ferroviário e da nossa cidade.

Via Esquerda Via Esquerda

Via Esquerda

Via Esquerda é um órgão de informação digital do Bloco de Esquerda do Entroncamento, cujo objetivo é abordar a actualidade noticiosa local e nacional com interesse para a população do concelho.

*

*

Top