Bloco solidário com a luta dos enfermeiros

enfermeiros 3

Teve lugar no final da semana passada, em Santarém, uma reunião entre uma delegação da Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP). O Sindicato esteve representado por Helena Jorge, a Coordenadora Distrital do BE por Dália Seixas Rainho e Carlos Matias.

O encontro teve lugar a pedido do BE e visou conhecer os problemas enfrentados pelos enfermeiros, assim como a opinião  do sindicato acerca do actual estado do Serviço Nacional de Saúde.

Helena Jorge descreveu o pesado esforço a que estão sujeitos os enfermeiros, devido à enorme falta de profissionais nos serviços, em particular nos hospitais.

No Hospital Distrital de Santarém, por exemplo, faltam cerca de 170 enfermeiros. Também no Centro Hospitalar do Médio Tejo (Torres Novas, Abrantes e Tomar) existem carências nos quadros de enfermagem.

Devido à exigência e responsabilidade do desempenho, o horário dos enfermeiros não deveriam ultrapassar as 36 horas semanais. No entanto, são comuns horários semanais de 40 horas, com apenas uma folga.

Os enfermeiros estão exaustos. Sentem-se feridos na sua dignidade pelo facto do seu trabalho e dedicação não serem devidamente valorizados, forçando muitos profissionais altamente qualificados a abandonar o país. Vão à procura de reconhecimento e da carreira profissional que o governo lhe recusa, em Portugal.

Helena Jorge salientou ainda o facto de ter aumentado o aparecimento de doenças profissionais causadas pelo esforço excessivo, tornando mais penoso o desempenho profissional.

O resultado deste quadro é a degradação dos cuidados prestados aos utentes — apesar dos enfermeiros tudo fazerem para manter a qualidade do serviço.

Os enfermeiros continuam em luta pelo aumento dos quadros de enfermagem e pela dignificação da sua profissão.

A Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda transmitiu ao Sindicato a sua solidariedade para com a luta que desenvolvem.

O BE considera ser de lutas como a dos enfermeiros que poderá sair um Serviço Nacional de Saúde melhor para os utentes e mais respeitador dos profissionais que nele trabalham.

Via Esquerda Via Esquerda

Via Esquerda

Via Esquerda é um órgão de informação digital do Bloco de Esquerda do Entroncamento, cujo objetivo é abordar a actualidade noticiosa local e nacional com interesse para a população do concelho.

Artigos relacionados

*

*

Top