Bloco defende geminação com uma cidade espanhola

casas 4

Na Câmara Municipal, o vereador do Bloco de Esquerda considerou “uma iniciativa interessante e positiva” uma futura geminação com Friedberg”, já que “as relações de amizade entre os povos terão de ser a base para um futuro comum.” Essas relações estabelecem-se e fortalecem-se nos mais diversos planos da vida concreta, do desporto à economia, da cultura ao turismo.

Mas Carlos Matias foi mais longe e considerou que, no quadro das geminações do Entroncamento com cidades estrangeiras, faria todo o sentido introduzir também uma geminação com uma cidade espanhola.

Porquê?

“Porque somos vizinhos, pelas diferentes identidades culturais apesar das suas raízes comuns, pela proximidade facilitadora da cooperação e, não menos importante, pela perceção de que o nosso futuro, como países do sul da Europa, estará sempre muito ligado ao da Espanha.”

“A realidade atual está a confirmar-nos algumas constantes históricas”, afirmou o vereador do Bloco. “Uma é a de que Espanha é um bom sítio para Portugal procurar amigos. O Entroncamento poderia e deveria dar um pequeno contributo nesse sentido. Todos ganharíamos com isso.”

Em mandato anterior, a Assembleia Municipal do Entroncamento chegou a aprovar uma recomendação nesse sentido, apresentada pelo BE.

Certamente, também haverá em Espanha alguma cidade com uma marca ferroviária, como Friedberg. Ou haverá, até relativamente perto da fronteira, uma cidade de dimensão semelhante ao Entroncamento, com quem faria sentido cooperar, partilhar experiências, criar e fortalecer a amizade.

 

Via Esquerda Via Esquerda

Via Esquerda

Via Esquerda é um órgão de informação digital do Bloco de Esquerda do Entroncamento, cujo objetivo é abordar a actualidade noticiosa local e nacional com interesse para a população do concelho.

Artigos relacionados

*

*

Top