Bibliotecando em Tomar

biblioteca 2

Pelo sexto ano consecutivo o BIBLIOTECANDO EM TOMAR propõs um olhar plural sobre a nossa memória coletiva. Da multiplicidade de acontecimentos marcantes da nossa História, a organização optou, este ano, por empreender as LEITURAS DE ABRIL.

Tratou-se de uma iniciativa de grande nível, com um leque de participantes e um programa muito variados, a marcar o fim de semana, na região.

Neste seminário pretende-se observar com mais atenção as mudanças ocorridas na sociedade portuguesa no pós 25 de Abril. Este encontro quis ser antes de mais um espaço de reflexão, de partilha e de entendimento, dos acontecimentos ocorridos em 25 de Abril de 1974 e sobretudo das consequências que trouxeram para a sociedade nacional. Pretendeu-se discutir a questão da construção identitária portuguesa e da sua relação com as alterações sociais, políticas, culturais que o 25 de Abril de 1974 originou, pondo em destaque a importância que o 25 de Abril desempenha no processo de construção da identidade do povo português e do conhecimento.

A opção foi a de apresentar abordagens diferenciadas da problemática central, organizando-se os painéis em torno dos seguintes temas: Abril na educação e na ciência; Bibliotecas e livre acesso ao conhecimento; Representações de Abril nas Artes; Abril e a religião; Imprensa e sociedade – (r)evolução ou mudança?; Caminhos literários de Abril; Economia(s)?; Músicas de Abril.

Entre as muitas intervenções, merece especial destaque a apresentação de Francisco Louçã, no final da manhã de sábado, uma apresentação muito aplaudida

Via Esquerda Via Esquerda

Via Esquerda

Via Esquerda é um órgão de informação digital do Bloco de Esquerda do Entroncamento, cujo objetivo é abordar a actualidade noticiosa local e nacional com interesse para a população do concelho.

Artigos relacionados

*

*

Top