Aurélio Lopes apresentou livro sobre a “Santa da Ladeira”

Aurélio Lopes 2

Anátema, Devoção e Poder ” é o novo livro do antropólogo e investigador Aurélio Lopes, um extenso e documentado trabalho sobre o culto da “Santa da Ladeira”. A obra constitui, basicamente, a tese de doutoramento do autor.

Aurélio Lopes conta com uma vasta obra de investigação nos domínios da antropologia, da etnografia, da religião e crenças populares, das tradições e do folclore. Tem inúmeras participações em jornais e revistas e uma larga intervenção como divulgador e formador, e colóquios, seminários, conferências. É conhecida a sua faceta de polemizador, assente num conhecimento muito profundo das temáticas que aborda, enfrentando com coragem ideias feitas e preconceitos. Sendo um independente, aceitou o lugar de mandatário distrital na candidatura do BE às eleições legislativas, em 2011.

A apresentação teve lugar na Biblioteca Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.

Nesse acto público, coube a Carlos Matias, vereador do BE na Câmara do Entroncamento, apresentar Aurélio Lopes, de quem é amigo pessoal. Carlos Matias salientou a sua “muita humildade para aprender, saber ouvir, abrir os olhos, encarar a realidade sem preconceitos e rejeitar ideias feitas que não resistem a um estudo sério e competente.” Destacou-lhe  ainda as “qualidades de investigador e de estudioso, a par de um assumido compromisso com os mais fracos e com as vítimas do “estado a que isto chegou” (para usar as conhecidas palavras de Salgueiro Maia)”.

A Doutora Marília Futre, professora catedrática pela Universidade Clássica de Lisboa, apresentou o novo livro, aproveitando para dar uma autêntica lição sobre crenças, mitos e religiões, presentes desde sempre em todas as sociedades. Sublinhou o rigor científico da obra em apreço e o rigor da investigação que a suporta.

“Anátema, Devoção e Poder ” é uma edição da “Cosmos”.

 

Via Esquerda Via Esquerda

Via Esquerda

Via Esquerda é um órgão de informação digital do Bloco de Esquerda do Entroncamento, cujo objetivo é abordar a actualidade noticiosa local e nacional com interesse para a população do concelho.

Artigos relacionados

*

*

Top